ENTRADA DO COL. JOÃO D'ABREU

ENTRADA DO COL. JOÃO D'ABREU
Colégio João d'Abreu

Quem sou eu

O Colégio João d’Abreu, fundado pela Lei nº 6.638/1952 e autorizado pela Lei nº 1.374 de 06/01/1976, está situado na Rua Madre Belém, 351, Centro, Dianópolis/To, e pertence à Congregação das Escravas do Divino Coração, com sede em Volta Redonda, RJ, sendo instituição confessional de ensino, a qual é responsável pela elaboração dos objetivos e intenções educativas. A Congregação garante a supervisão, o acompanhamento das atividades desenvolvidas em nossa comunidade educativa, e ainda compromete-se em potenciar qualitativamente a formação de cada educador. O Colégio recebeu este nome em homenagem ao deputado João d’Abreu, que o fundou, juntamente com João Leal (filho de Dianópolis), trazendo a Congregação das Escravas do Divino Coração, representadas pelas Madres Arânzazu, Anunciata, Belém, Consolata e Glória. Inicialmente, funcionava com internato, acolhendo filhas de Dianópolis e de outras localidades, para fazerem o curso ginasial. Atualmente, conta com 1767 alunos e funciona em regime de externato, em três turnos, oferecendo os seguintes níveis de ensino: Ensino Fundamental 1° ao 9° ano e Ensino Médio – curso Médio Básico, todos na modalidade regular.

13/09/2012

XVIIII CONCURSO DE POESIAS E IV DE INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS



Ao verificar que o educando necessita cada vez mais de atividades atraentes no ambiente escolar, foi desenvolvido o Projeto “Espalhando Poesias”, tornando assim a aprendizagem mais eficaz e prazerosa. O projeto surgiu como uma forma atraente de despertar o prazer pela leitura, escrita, declamação, encenação e música, o gosto literário e o prazer estético que a literatura proporciona, valorizando os escritores/artistas da escola. Através do referido projeto o educando tem oportunidade de demonstrar criatividade e descobrir suas tendências literárias; usar o poder de comunicação, favorecendo a interação e a socialização com o outro. O projeto motiva também o educando a ser leitor, amigo dos livros, dos escritores e conhecedor da literatura; que busca desenvolver um conjunto de ações educativas como: ler, reler, interpretar, escrever, reescrever, analisar, refletir, produzir textos e significados...
E foi com esse intuito que realizamos IV Dia Temático dando ênfase total à leitura. Neste dia realizamos o XVIII de Concurso de Poesia e IV de Interpretação de Músicas, com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio ação do PPP, com o tema 128 anos de Dianópolis. Os alunos neste dia apresentaram suas composições de forma lúdica e prazerosa e expressaram seus sentimentos através das belíssimas músicas cantadas por eles.
Houve premiação para os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar na música e poesia
Do 1° ano ao 5º ano do Ensino Fundamental os alunos apresentaram  O Conte Reconte, ação também do PPP.  Os alunos apresentaram: interpretação de Poesias e poemas, dramatizações de histórias e interpretação de músicas, revelando seus talentos.  O recital de poesia é um espaço aberto à experimentação artística e didática, que transforma os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender um texto poético, além de suscitar o interesse pela pesquisa e produção literária, visto que o gosto da leitura do poema deve ser seguido pelo gosto da escritura do poema.
Tudo transcorreu na maior alegria. Houve a participação de todos, a alegria e a torcida foram contagiantes
 

2 comentários:

  1. Um belo evento, parabéns...
    Uma forma muito dinamica de despertar e trabalhar com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. A ACADEMIA MATEENSE DE LETRAS - AMALETRAS - se congratura com a realizaçoa deste valioso evento e augura sucesso para outros tantos.
    Marlusse Pestana Daher
    Presidente
    mpdaher@ig.com.br

    ResponderExcluir